Blog

Dicas para sua viagem ao exterior

5 de março de 2012

        • Leve uma cópia simples de seu passaporte. Em caso de perda, extravio ou furto, fica mais fácil conseguir um documento novo. Há também a opção de escanear documentos importantes e deixá-los disponíveis em um endereço de email que você possa acessar facilmente de qualquer local.

 

      • Confirme a data de validade de seu passaporte. Alguns países podem negar sua entrada se seu passaporte não tiver validade por, pelo menos, mais seis meses.

 

      • Verifique se seu visto é adequado à atividade que espera desenvolver. Há vistos específicos para quem vai estudar, fazer estágio, participar de seminários ou congressos, proferir palestras, prestar consultoria, realizar trabalho missionário, e assim por diante.

 

          • Se você pretende abrir conta em banco, alugar carro ou casa, é bom ficar ciente de que algumas instituições costumam solicitar um comprovante de endereço. Leve um, mesmo que seja do Brasil. Você pode estar hospedado em um hotel, pousada, alojamento ou coisa do tipo, sem endereço fixo e sem qualquer tipo de comprovante. Em casos assim, comprovantes de endereço no exterior podem ser aceitos e resolver um grande problema.

 

            • Em sua bagagem de mão, não se esqueça de levar, pelo menos, uma meia para esquentar os pés e um casaco para não passar frio no avião. Leve também uma muda de roupa, assim, se sua bagagem for extraviada, você terá o necessário para o primeiro dia.

 

              • Para quem usa touca de banho, é melhor levar uma do Brasil, pode ser difícil encontrar toucas de banho em outros países.

 

                • Se você gosta de esmaltes claros, coloque em sua mala os de sua preferência. Como os esmaltes coloridos estão em voga no mundo inteiro, nem sempre é fácil encontrar esmaltes claros no exterior.

 

                • Não passa sem seus perfumes? Consiga uma daquelas embalagens pequenininhas de amostra grátis e coloque nelas, com uma seringa, o perfume que gostaria de levar para sua viagem. Assim você não ocupará espaço extra nem levará peso em vão em sua bagagem.

 

            • É bom ter à mão um kit-costura bem básico, com linha, agulha e um ou dois botões sobressalentes. Se um botão de sua camisa for perdido ou se soltar, o zíper da calça emperrar, a bainha descosturar-se, você terá como fazer um reparo emergencial.

 

          • Se você vai participar de alguma feira, vá bem preparado para andar bastante. Use roupas e tênis confortáveis, e não se esqueça de colocar uma meia elástica para aliviar as dores e cansaço das pernas. Leve para a feira uma maleta com rodinhas para colocar todos os folhetos, propagandas e brindes recebidos. No hotel, faça uma seleção daquilo que realmente lhe será útil. Descarte o restante. Não pese sua mala com coisas desnecessárias.

Endereço: Av. Contorno, 6166/Lj. 9 – Savassi, Belo Horizonte, MG – CEP: 30110-042. Tel.: (31) 3221-7191.